Na semana anterior (dias 13 e 14 de abril) foi desenvolvida nas salas de 2º Ano do Ensino Médio a prática de determinação de Amidos nos alimentos do dia-a-dia utilizando Iodo.
A atividade foi associada ao Glúten e as pessoas intolerante á essa substâncias: os celíacos. Foi frisado a importância de se conhecer os alimentos e sua composição.
A recordação da pirâmide alimentar foi destacada durante a aula, onde os alunos puderam associar a importância do consumo de amido para a obtenção de energia.
Um assunto que também foi destacado foi o diabetes e os cuidados que pessoas com essa doença devem ter com a alimentação e, que pessoas saudáveis também precisam se preocupar, para evitar futuros problemas de saúde.
Após a explicação e discussão de informações atuais, foi explicado a técnica de determinação de amido e porque o iodo era utilizado.
1. Atividade Prática: Determinação de Amido nos alimentos
Objetivo: Observar a ocorrência da variação na quantidade de
um soluto em um solvente ou em matrizes sólidas.
MATERIAIS E REAGENTES
5 tubos de ensaio
1 seringa de 5 ml
1 potinho plástico
para colocar água
1 recipiente para
colocar a solução de amido
1 estante para tubos
de ensaio
1 frasco conta-gotas
com solução de iodo
Talco
Açúcar
farinha de trigo
fubá
bolacha de maizena
(triturada)
solução de amido
0,02%
PROCEDIMENTO
EXPERIMENTAL
Experimento 1
1- Coloque água nos
tubos de ensaio utilizando a seringa e adicione a solução de amido, também com
a seringa, conforme a tabela abaixo.
TUBO
|
VOLUME DE AMIDO
|
VOLUME DE ÁGUA
|
1
|
1 ml
|
4 ml
|
2
|
2 ml
|
3 ml
|
3
|
3 ml
|
2 ml
|
4
|
4 ml
|
1 ml
|
5
|
5 ml
|
0 ml
|
Acrescente 4 gotas
de solução de iodo e observe. Se necessário agite suavemente o tubo de ensaio.
Experimento 2
1- Lave os tubos e
coloque uma pequena quantidade de cada alimento em cada um dos tubos de ensaio
separadamente, conforme abaixo
Tubo 1
|
Açúcar
|
Tubo 2
|
Polvilho (talco)
|
Tubo 3
|
Farinha de trigo
|
Tubo 4
|
Fubá
|
Tubo 5
|
Bolacha moída
|
2-Adicione 5 ml de
água em cada tubo de ensaio e agite-os. Acrescente 4 gotas de iodo e observe.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Materiais utilizados:
Farinha de trigo, fubá, polvilho, açúcar, bolacha de maisena e cloreto de sódio
Coloração dos alimentos após adicionar Iodo (na mesma ordem acima)
Coloração das soluções de Amido com diferentes concentração para comparar com o resultado dos alimentos
Pibidianas apresentando o conteúdo
O desenvolvimento da atividade foi de grande importância para reforçar o conteúdo de concentrações e para conscientizar os estudantes sobre práticas alimentares. Relacionar o cotidiano do aluno com o conteúdo de química colabora para uma aprendizagem mais significativa.
Gente que lindo o blog de vocês!
ResponderExcluirAmei cada coisinha que vocês aplicaram...
Parabéns a todos :)