PIBID Química IFTM

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quarta-feira, 22 de abril de 2015

Determinação de amido nos alimentos

Na semana anterior (dias 13 e 14 de abril) foi desenvolvida nas salas de 2º Ano do Ensino Médio a prática de determinação de Amidos nos alimentos do dia-a-dia utilizando Iodo.
A atividade foi associada ao Glúten e as pessoas intolerante á essa substâncias: os celíacos. Foi frisado a importância de se conhecer os alimentos e sua composição.
A recordação da pirâmide alimentar foi destacada durante a aula, onde os alunos puderam associar a importância do consumo de amido para a obtenção de energia.
Um assunto que também foi destacado foi o diabetes e os cuidados que pessoas com essa doença devem ter com a alimentação e, que pessoas saudáveis também precisam se preocupar, para evitar futuros problemas de saúde.

Após a explicação e discussão de informações atuais, foi explicado a técnica de determinação de amido e porque o iodo era utilizado.

1. Atividade Prática: Determinação de Amido nos alimentos

Objetivo: Observar a ocorrência da variação na quantidade de um soluto em um solvente ou em matrizes sólidas.

MATERIAIS E REAGENTES

5 tubos de ensaio
1 seringa de 5 ml
1 potinho plástico para colocar água
1 recipiente para colocar a solução de amido
1 estante para tubos de ensaio
1 frasco conta-gotas com solução de iodo

Talco
Açúcar
farinha de trigo
fubá
bolacha de maizena (triturada)
solução de amido 0,02%


PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Experimento 1
1- Coloque água nos tubos de ensaio utilizando a seringa e adicione a solução de amido, também com a seringa, conforme a tabela abaixo.
TUBO
VOLUME DE AMIDO
VOLUME DE ÁGUA
1
1 ml
4 ml
2
2 ml
3 ml
3
3 ml
2 ml
4
4 ml
1 ml
5
5 ml
0 ml

Acrescente 4 gotas de solução de iodo e observe. Se necessário agite suavemente o tubo de ensaio.

Experimento 2
1- Lave os tubos e coloque uma pequena quantidade de cada alimento em cada um dos tubos de ensaio separadamente, conforme abaixo
Tubo 1
Açúcar
Tubo 2
Polvilho (talco)
Tubo 3
Farinha de trigo
Tubo 4
Fubá
Tubo 5
Bolacha moída

2-Adicione 5 ml de água em cada tubo de ensaio e agite-os. Acrescente 4 gotas de iodo e observe.


RESULTADOS E DISCUSSÃO

Materiais utilizados:
Farinha de trigo, fubá, polvilho, açúcar, bolacha de maisena e cloreto de sódio

Coloração dos alimentos após adicionar Iodo (na mesma ordem acima)


Coloração das soluções de Amido com diferentes concentração para comparar com o resultado dos alimentos


Pibidianas apresentando o conteúdo


O desenvolvimento da atividade foi de grande importância para reforçar o conteúdo de concentrações e para conscientizar os estudantes sobre práticas alimentares. Relacionar o cotidiano do aluno com o conteúdo de química colabora para uma aprendizagem mais significativa.



Um comentário:

  1. Gente que lindo o blog de vocês!
    Amei cada coisinha que vocês aplicaram...
    Parabéns a todos :)

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