PIBID Química IFTM

PIBID Química IFTM

sábado, 29 de novembro de 2014

Jogo MOL - Revisão de Conteúdos de Química Orgânica

Na última sexta feira de novembro, dia 28, foi realizado o jogo MOL com o 3ºAno do Ensino Médioa fim de revisar e concretizar os conteúdos de Química Orgânica vistos durante período letivo.

O jogo segue as regras do UNO, um dos mais vendidos jogos de cartas.
Os jogo foi re-elaborado associando à ele, as estruturas orgânicas e as funções que estas pertencem, as outras cartas do UNO foram mantidas.

Regras:

Para começar o jogo, são distribuídas cinco cartas a cada grupo de jogadores, e a carta que ficou em cima do baralho é virada para cima, sendo esta, a primeira. O jogo começa com a pessoa posicionada ao sentido horário de quem distribuiu as cartas.
Em cada oportunidade, o grupo pode jogar uma carta que tenha a mesma função orgânica da carta anterior, uma carta coringa correspondente á função, ou os coringas que mudam a função e fazem o outro grupo comprar cartas, ou ainda, um isômero. Se a pessoa não possuir carta com a função definida para jogar na ocasião, deve pescar e, caso ainda continue sem a carta precisa, deve repetir o processo até sair uma carta jogável.
Se as cartas que eram utilizadas para comprar esgotarem, as jogadas na mesa são embaralhadas novamente e colocadas como pilha. Quando um jogador estiver com apenas uma carta na mão (exceto o coringa), deve falar MOL! em voz que todos os outros jogadores ouçam. Caso isso não ocorrer, qualquer outro jogador pode obrigá-lo a comprar 5 cartas. O jogo termina quando um jogador está sem nenhuma carta na mão.
  • Cartas de ação
CartãoDescrição
BloqueioO próximo grupo perde a sua vez de jogar.
InversãoA ordem do jogo é invertida, do sentido horário para o sentido anti-horário e vice-versa. 
Muda a funçãoO grupo escolhe qual deve ser a função orgânica para prosseguir o jogo.
Comprar quatroO grupo escolhe qual deve ser a função orgânica para prosseguir o jogo, além de fazer o próximo jogador comprar quatro cartas e perder sua vez de jogar.


Abaixo estão algumas fotos tiradas durante o jogo:

Explicação das regras aos alunos

 Algumas cartas utilizadas durante o jogo



A maioria dos alunos participaram da atividade e relataram que puderam aprender um pouco mais sobre o conteúdo de química e que o jogo assim é melhor que o original.
A competição instiga o estudante a querer ganhar o jogo, e para ganhar ele precisa relembrar as funções estudadas nas aulas de Química.
Esta é, também, uma oportunidade de sair da rotina de sala de aula sem perder a motivação e o objetivo de aprender os conteúdos de Química.
Essa atividade pode ser dada em qualquer momento do ensino das Funções Orgânicas, apenas adequando as cartas utilizadas, sendo feitas outras e adaptando o jogo de acordo com as necessidades da aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário