O jogo segue as regras do UNO, um dos mais vendidos jogos de cartas.
Os jogo foi re-elaborado associando à ele, as estruturas orgânicas e as funções que estas pertencem, as outras cartas do UNO foram mantidas.
Regras:
Para começar o jogo, são distribuídas cinco cartas a cada grupo de jogadores, e a carta que ficou em cima do baralho é virada para cima, sendo esta, a primeira. O jogo começa com a pessoa posicionada ao sentido horário de quem distribuiu as cartas.
Em cada oportunidade, o grupo pode jogar uma carta que tenha a mesma função orgânica da carta anterior, uma carta coringa correspondente á função, ou os coringas que mudam a função e fazem o outro grupo comprar cartas, ou ainda, um isômero. Se a pessoa não possuir carta com a função definida para jogar na ocasião, deve pescar e, caso ainda continue sem a carta precisa, deve repetir o processo até sair uma carta jogável.
Se as cartas que eram utilizadas para comprar esgotarem, as jogadas na mesa são embaralhadas novamente e colocadas como pilha. Quando um jogador estiver com apenas uma carta na mão (exceto o coringa), deve falar MOL! em voz que todos os outros jogadores ouçam. Caso isso não ocorrer, qualquer outro jogador pode obrigá-lo a comprar 5 cartas. O jogo termina quando um jogador está sem nenhuma carta na mão.
- Cartas de ação
Cartão | Descrição |
---|---|
Bloqueio | O próximo grupo perde a sua vez de jogar. |
Inversão | A ordem do jogo é invertida, do sentido horário para o sentido anti-horário e vice-versa. |
Muda a função | O grupo escolhe qual deve ser a função orgânica para prosseguir o jogo. |
Comprar quatro | O grupo escolhe qual deve ser a função orgânica para prosseguir o jogo, além de fazer o próximo jogador comprar quatro cartas e perder sua vez de jogar. |
Abaixo estão algumas fotos tiradas durante o jogo:
Explicação das regras aos alunos
Algumas cartas utilizadas durante o jogo
A maioria dos alunos participaram da atividade e relataram que puderam aprender um pouco mais sobre o conteúdo de química e que o jogo assim é melhor que o original.
A competição instiga o estudante a querer ganhar o jogo, e para ganhar ele precisa relembrar as funções estudadas nas aulas de Química.
Esta é, também, uma oportunidade de sair da rotina de sala de aula sem perder a motivação e o objetivo de aprender os conteúdos de Química.
Essa atividade pode ser dada em qualquer momento do ensino das Funções Orgânicas, apenas adequando as cartas utilizadas, sendo feitas outras e adaptando o jogo de acordo com as necessidades da aula.
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