Para isso, os estudantes foram levados ao laboratório da escola, sendo divididos em grupos.
Para verificar a diferença entre a densidade foi realizada a seguinte prática:
O ovo que flutua
O que você precisa:
- 2 ovos crus
- 2 copos transparentes
- água
- sal
O que fazer:
1. Marque cada um dos copos, usando uma caneta para retroprojetor ou um pedaço de fita crepe, como já ensinamos nas nossas dicas de como fazer experiências. | ![]() |
3. Coloque um ovo dentro de cada um dos copos. O que aconteceu?
O que está acontecendo:
O ovo tem uma densidade maior que a água sem sal e afunda. Quando você adicionou sal à água, a densidade da água mudou. A água com sal é mais densa que a água sem sal!
Densidade é uma relação entre massa e volume. Se usamos o mesmo volume de água nos dois copos e, depois de dissolver bem o sal em um deles o volume não variou, no copo que tem sal, temos mais massa (água + sal) que no copo sem sal (só água). Ou seja, a água com sal tem mais massa que a mesma quantidade de água sem sal e, por isso, é mais densa.
Algumas fotos da prática 1:
Pibidianas apresentando o conteúdo da prática
Ovos nas águas com diferentes densidades
A outra prática realizada envolveu a mistura de substâncias com diferentes densidades, e conclusões em relação às substâncias com menor ou maior densidade.
Seguem algumas fotos da prática 2 realizada.
Essas atividades contribuem para o fortalecimento da aprendizagem de conteúdos já vistos, atuando como elementos de revisão ou de fixação, além de aplicá-los de forma prática e intuitiva.
As vezes o embasamento teórico nunca é o suficiente... Adorei todas as práticas :)
ResponderExcluir