PIBID Química IFTM

PIBID Química IFTM

domingo, 12 de outubro de 2014

Jogo - Interagindo com a Tabela Periódica

Na última semana de setembro, na quinta feira, foi apresentado aos alunos do 1º ano o jogo "Interagindo com a Tabela Periódica" com questões sobre o conhecimento adquirido pelos alunos.
O jogo foi aplicado com o objetivo de reforçar os conhecimentos adquiridos dos estudantes durante as aulas de química.
A sala foi dividida em grupos e cada grupo respondia às questões apresentadas. Os acertos implicavam em ganhos de pontos. 
Todos os estudantes participaram da atividade e buscavam responder corretamente.
Atividades como essa ajudam a estimular a capacidade de trabalhar em grupo e de buscar as soluções para os problemas propostos.
Os alunos saem da rotina diária da sala de aula - um professor, escrevendo no quadro e passando informações já prontas - e passa a poder influenciar nas escolhas e em futuras atividades desenvolvidas em sala, pois todos os alunos preencheram questionários de opinião sobre a atividade sobre os pontos negativos e positivos, além de sugestões sobre futuras atividades.

Regras do Jogo
Ø  A sala será divida em grupos, o professor será responsável pela separação do grupo.
Ø  Os alunos do grupo pegaram uma quantidade de cartas que será atribuída aos grupos.
Ø  Cada grupo ficará com a quantidade de cartas atribuídas, terá tempo para responder as cartas,se não acertar passa a vez para o grupo que esta perdendo.
Ø  O professor utilizará a lousa para anotar as informações do diagrama de Linus Pauling, para os alunos possam se lembrar de quando sair uma carta com informações de distribuição eletrônica.
Ø  Cada grupo terá que interagir com o quadro para responder as questões de raciocínio.
Ø  O jogo consiste em trabalho em grupo, onde todos deverão pensar juntos.
Ø  Cabe ao grupo que sair com a carta que tiver o jogo da forca passar a vez ao grupo até que haja um ganhador.
Ø  O grupo que ganhar irá escolher um grupo para realizar uma redação que será feito um mural com as melhores redações, para serem expostas em um mural.
Ø  Portanto não haverá perdedores, o grupo que ira realizar a redação ganhará experiência de correlação com os elementos químicos no nosso dia-a-dia.






Algumas perguntas que foram feitas durante a aula:





Nenhum comentário:

Postar um comentário