Na última semana de setembro, na quinta feira, foi apresentado aos alunos do 1º ano o jogo "Interagindo com a Tabela Periódica" com questões sobre o conhecimento adquirido pelos alunos.
O jogo foi aplicado com o objetivo de reforçar os conhecimentos adquiridos dos estudantes durante as aulas de química.
A sala foi dividida em grupos e cada grupo respondia às questões apresentadas. Os acertos implicavam em ganhos de pontos.
Todos os estudantes participaram da atividade e buscavam responder corretamente.
Atividades como essa ajudam a estimular a capacidade de trabalhar em grupo e de buscar as soluções para os problemas propostos.
Os alunos saem da rotina diária da sala de aula - um professor, escrevendo no quadro e passando informações já prontas - e passa a poder influenciar nas escolhas e em futuras atividades desenvolvidas em sala, pois todos os alunos preencheram questionários de opinião sobre a atividade sobre os pontos negativos e positivos, além de sugestões sobre futuras atividades.
Regras do Jogo
Ø A sala será divida em grupos, o
professor será responsável pela separação do grupo.
Ø Os alunos do grupo pegaram uma
quantidade de cartas que será atribuída aos grupos.
Ø Cada grupo ficará com a quantidade de
cartas atribuídas, terá tempo para responder as cartas,se não acertar passa a
vez para o grupo que esta perdendo.
Ø O professor utilizará a lousa para
anotar as informações do diagrama de Linus Pauling, para os alunos possam se
lembrar de quando sair uma carta com informações de distribuição eletrônica.
Ø Cada grupo terá que interagir com o
quadro para responder as questões de raciocínio.
Ø O jogo consiste em trabalho em grupo,
onde todos deverão pensar juntos.
Ø Cabe ao grupo que sair com a carta
que tiver o jogo da forca passar a vez ao grupo até que haja um ganhador.
Ø O grupo que ganhar irá escolher um
grupo para realizar uma redação que será feito um mural com as melhores
redações, para serem expostas em um mural.
Ø Portanto não haverá perdedores, o
grupo que ira realizar a redação ganhará experiência de correlação com os
elementos químicos no nosso dia-a-dia.
Algumas perguntas que foram feitas durante a aula:
Nenhum comentário:
Postar um comentário