PIBID Química IFTM

PIBID Química IFTM

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Dinâmicas Motivacionais

Na última semana de setembro, foram realizadas algumas dinâmicas com os alunos do ensino médio, a fim de promover o auto-conhecimento, o trabalho em grupo, perspectivas quanto aos desafios e sonhos.
Muitos alunos encontram-se desanimados e sem vontade de estudar. As razões pelas quais isso ocorre podem ser inúmeras, mas as dificuldades que encontramos durante nossa caminhada pode estar relacionada com problemas que temos em relação a nós mesmo.
Auto-conhecer-se, buscar um ambiente mais coletivo, saber enfrentar os desafios e encarar os próprios medos podem ser características importantes para sermos pessoas felizes e que procuram tornar seus sonhos, uma realidade. 

Para contribuir com a formação dessas características e auxiliar os estudantes a enxergar sua importância são também atribuições dos professores. E para cumprirmos esse objetivo, a atividade foi realizada com os alunos do ensino médio.
Os estudantes dos último ano do ensino médio costumam estar tensos diante das escolhas que precisam tomar, como a escolha da graduação ou a inserção no mercado de trabalho, as atividades que fogem do cotidiano repetitivo de sala de aula e dão a possibilidade de verem outras possibilidades de esquecerem - pelo menos por algum momento - dos desafios que estão por vir. Para isso, foi proposto pelo grupo do PIBID, a realização de uma atividade de auto-conhecimento e de conhecimento do próximo, pois com o fim do ensino médio, muitas amizades são desfeitas, já que cada um começa a trilhar um caminho diferente.


A seguir, seguem as descrições das dinâmicas:
Na sexta feira, dia 03 de outubro, algumas bolsistas do PIBID foram até as salas de aulas a fim de promover atividades motivacionais com os estudantes.


Dinâmica - Com o objetivo de fazer com que os alunos reflitam sobre a importância da participação e do trabalho em grupo na resolução de problemas.
Procedimentos:
Os participantes deverão ficar de pé, dando-se as mãos, como para uma brincadeira de roda;O moderador explica que o grupo terá como objetivo “virar toda a roda ao contrário”, ou seja, todos deverão ficar de costas para o centro do círculo com os braços esticados (não vale ficar com os braços cruzados sobre o peito);O jogo tem regras: os participantes não poderão soltar as mãos, nem falar, até conseguirem alcançar a posição;O monitor dá início ao jogo, reforçando que o grupo deverá buscar uma maneira (estratégia) de atingir o objetivo, respeitando as regras estabelecidas;A solução para este “problema”, que no início não parece ter solução, é simples: um dos participantes deverá erguer o braço do colega formando um arco ao alto pelo qual todos, ligeiramente agachados, passarão.


Dinâmica - Com o objetivo de promover o vencimento dos desafios e conseguir as metas desejadas. Essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória.
Procedimentos:
Colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa (uma caixa de sapato, por exemplo), explica-se para os participantes antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar com ela quando a música parar. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está com a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: tá preparado? você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar? Inicia a música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, Ok? Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um chocolate sonho de valsa com a ordem 'coma o chocolate'.


Dinâmica 

Objetivo: Despertar o espírito de colaboração e cooperação com o próximo.

Peça para os integrantes formarem um circulo, e entregue um bis para cada aluno e peça para que segurem com o braço esticado em frente ao próprio corpo. Depois, peça que desembrulhem o bis da forma que acharem melhor, mas sem dobrar o braço. Todos conseguirão desembrulhar usando a outra mão. Depois, peça que comam o bis, sem dobrar os braços. Para que consigam, terão que oferecer o bis uns aos outros. É essencial que fiquem em silêncio durante a realização da dinâmica.

  

Algumas imagens tiradas durante a dinâmica:













Nenhum comentário:

Postar um comentário