PIBID Química IFTM

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quarta-feira, 18 de junho de 2014

Descrição da Escola através da análise do PPP

Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo, localizada na cidade de Uberaba, em Minas Gerais. É onde nosso grupo, juntamente com mais dois, do subprojeto de química do IFTM desenvolvemos nossas atividades do PIBID. Para conhecermos o cenário que iremos trabalhar, analisamos o Projeto Político Pedagógico da escola, que, em síntese, é apresentado a seguir.


PPP da Escola

 O Projeto Político-Pedagógico é um mecanismo capaz de proporcionar a escola condições de se planejar, buscar meios, e reunir pessoas e recursos para a efetivação desse projeto. Por isso é considerado a identidade da escola, simbolizando a vida e o trabalho das pessoas na sua construção e execução.

É através dos princípios democráticos apontados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 que podemos encontrar o aporte legal da escola na elaboração da sua proposta pedagógica. De acordo com a LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica, porém, deve contar com a participação dos profissionais da educação e dos conselhos na sua elaboração.


O projeto político pedagógico da Escola Estadual Frei Leopoldo constitui um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar, significar e re-significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo.
Dessa forma o PPP vem introduzir mudanças planejadas e compartilhadas coletivamente, propondo um compromisso com a aprendizagem do aluno e com uma educação para a cidadania. Fundamentada numa metodologia participativa, de uma responsabilidade assumida coletivamente e embasada nos pressupostos teóricos da pedagogia histórico crítica, na qual se enfatizam a aprendizagem significativa, onde todo o conhecimento deve ser questionado.


A abordagem do projeto político-pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita:
·         Igualdade de condições para acesso e permanência na escola
·         Qualidade
·         Gestão democrática
·         Liberdade
·         Valorização do magistério
A formação continuada ou capacitação do docente deve estar centrada na escola e como parte do projeto político pedagógico, assume o compromisso de formar o profissional que busque instrumentos necessários para o desempenho competente de suas funções sendo capaz de reavaliar constantemente a própria pratica, refletindo criticamente a respeito dela e buscando realizar a sua função com ética, responsabilidade, autonomia, criticidade e criatividade.

HISTÓRICO

A E.E Frei Leopoldo de Castelnuovo localiza-se na Rua Centenário nº 578 no bairro Santa Marta, próxima ao centro da cidade. Conta com fácil acesso a três instituições de ensino superior: FAZU, Uniube e FCETM.
A E.E Frei Leopoldo de Castelnuovo foi fundada para atender um pindeice elevado de famílias de baixa renda, marginalizadas social e culturamente.
A Escola recebeu este nome em homenagem ao sacerdote missionário Padre Leopoldo Mandic da cidade de Castelnuovo, considerado o modelo dos jovens.
Inicialmente a escola viveu momentos de falta de recursos financeiros e funcionou em instalações modestas, em caráter provisório, mas graças ao apoio da comunidade escolar e do empenho da direção e de todos os funcionário, gradativamente as dificuldades foram superadas.
Hoje temos uma escola voltada para uma educação inclusiva, democrática, participativa, transformadora e humanizada. A escola conta atualmente com 14 salas de aula, 1 laboratório de ciências 1 laboratório de informática, 1 quadra coberta, ampla cozinha com refeitório e demais dependências.
O histórico completo da instituição encontra-se no Memorial da Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo, elaborado em 2011, pelas especialistas da educação Ilma Pereira Barbosa e Salvina Aparecida de Oliveira Silva, e pelos educadores da área da história, Elaine Cristina Silva Gerolinêto, Luiz Antônio de Freitas Neto e Vilma Maria Inácio.

Consulte o memorial completo no blog da escola.

Filosofia da Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo
“O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.” Cora Coralina


·             Desenvolver as potencialidades dos educandos e educadores, convergindo esforços na produção de novos saberes rumo a uma educação transformadora
·      Elevação dos índices de aprendizagem dos alunos através do desenvolvimento de Planos de Intervenção Pedagógica.
·     Contribuir para o aprimoramento humano, tanto a nível docente como discente, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual para se posicionar frente as situações novas e/ou desafiadoras do seu cotidiano.


Apesar dos esforços dos profissionais da educação em contextualizar os assuntos abordados em sala de aula, o conhecimento permanece fragmentado, com regras, acúmulo de informações desvinculadas da vida do aluno, privilegiando a memória e a padronização.



Compõem o currículo do ensino fundamental; a língua portuguesa, língua materna, para população indígena, língua estrangeira moderna, Arte (ciências, plásticas, musical), educação física, matemática, ciências da natureza, ciências humanas, história, geografia e ensino religioso (facultativo)


Na Educação Básica, as dimensões inseparáveis do educar e do cuidar deverão ser consideradas no desenvolvimento das ações pedagógicas, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, à sua centralidade, que é o educando.

A escola deverá assegurar aos pais, conviventes ou não com seus filhos, ou responsáveis, o acesso às suas instalações físicas, informa-los sobre a execução de seu Projeto político Pedagógico e, a cada bimestre, sobre a frequência  e o rendimento dos alunos.
Considerando que o processo de alfabetização e o zelo com o letramento são a base de sustentação para o prosseguimento de estudos, com sucesso, a Escola organizará suas atividades de modo a assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens e articulação do Ciclo de Alfabetização com o Ciclo Complementar.
O Ciclo de Alfabetização, a que terão ingresso os alunos com seis anos de idade, terá suas atividades pedagógicas organizadas de modo a assegurar que, ao final de cada ano, todos os alunos tenham garantidos, pelo menos, os seguintes, os seguintes direitos de aprendizagem:
 ´  I – 1º Ano
A) Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
            B) Conhecer os usos e funções sociais da escrita;
C) Compreender o princípio alfabético do sistema de escrita;
D) Ler e escrever palavras em sentenças.
´  II – 2º Ano
A) Ler e compreender pequenos textos;
B) Produzir pequenos textos;
            C)Fazer uso da leitura e da escrita nas práticas sociais.
´  III – 3º Ano
A) Ler e compreender textos mais extensos;
B) Localizar informações no texto;
C) Ler com fluência e expressividade;
 D) Produzir frases e pequenos textos com correção ortográfica.

Ao final do Ciclo de Alfabetização, todos os alunos devem ter consolidado as capacidades referentes à leitura e à escrita necessárias para expressar-se, comunicar-se e participar das práticas sociais letradas, e ter desenvolvido o gosto e apreço pela leitura.

Na área da Matemática, todos os alunos devem compreender e utilizar o sistema de numeração, dominar os fatos fundamentais da adição e subtração, realizar cálculos mentais com números pequenos, dominar conceitos básicos relativos a grandezas e medidas, espaço e forma e resolver operações matemáticas com autonomia.


Compõem o currículo do ensino médio; a língua portuguesa, língua materna, para população indígena, língua estrangeira moderna, Arte (ciências, teatro, dança, musical), educação física, matemática, biologia, física, química história, geografia, filosofia e sociologia.

METODOLOGIA

As aulas expositivas dialogadas concentram a maior parte do tempo.
A aprendizagem é concebida pela observação, experimentação, expressão, comunicação, comparação, análise, síntese, memorização compreensiva, trabalhos individuais e em grupo, seminários, uso de tecnologias disponíveis na escola (data show, computadores), livros didáticos, textos informativos de revistas, jornais, reportagens de TV, produção de textos e relatórios de analises de temas abordados, pesquisas de campo, confecção de maquetes e painéis e feiras interdisciplinares.


A avaliação da aprendizagem é aplicada por trabalhos individuais e coletivos, portfólios, exercícios, entrevistas, provas, textos e questionários.


A jornada escolar é no mínimo quatro horas de trabalho diário. O ensino fundamental e médio tem duração da semana letiva (5 dias na semana e 200 dias letivos no ano) e carga horária de 800 horas para os anos iniciais (1° ao 5° ano) e de 833 horas e 20 minutos para os anos finais (6° ao 9° ano) do ensino fundamental e ensino médio. É exigido a frequência mínima de setenta e cinco por cento da carga horaria anual total.
O ensino fundamental, médio e EJA, tem duração de nove, três e dois anos respectivamente. A educação de tempo integral tem duração de três horas diárias.
A escola desenvolve atividades internas e extraclasses como excursões, visitas as universidades, visita a biblioteca municipal e outros; visando o enriquecimento cultural dos alunos.


  • Excesso de falta do aluno
  • Mudança constante do aluno de escola
  • Desestrutura da família
  • Estratégias de ensino inadequadas
  • Rotatividade dos docentes


  • Uma sala de multimídia
  • Um anfiteatro
  • Uma sala para supervisão pedagógica
  • Laboratório de informática que comporte no mínimo trinta e cinco alunos devidamente mobiliado e equipado
  • Mobiliário e espaço para a biblioteca


O PAPEL DA ESCOLA

Concepção de Aprendizagem
A concepção de aprendizagem  que dá suporte ao Projeto Político Pedagógico da escola se fundamenta-se  no Sociointeracionismo ,também conhecida como história-cultural ou sócia histórica.Considerada a capacidade de aprender e compreender,que as relações e as interações sócias estabelecidas pelos jovens e crianças são fatores para a aprimorarão do conhecimento.De acordo com o papel da filosofia da aprendizagem o papel da escola, do professor e o conhecimento e está ao serviço da cidadania.Eixos norteados a serem trabalhados a escola e ao cidadão que queremos.

Que sociedade Queremos?
Uma sociedade, justa, solidaria, democrática igualitária e ética.O papel da escola é mostrar como a sociedade é organizada, como ocorrem as relações sociais,econômicas, políticas e as diferenças nos espaços, a escola preocupa com o futuro do aluno para ele poder compreender melhor o mundo que o cerca.

Que escola queremos?
Uma escola democrática, participativa, atuante, critica ética, agradável e organizada e aberta para exposição de trabalho. Para tal função é preciso trabalhar na perspectiva (a construção do conhecimento). Friza  -Educação, escola e sociedade.

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