Um dos assuntos trabalhados em sala de aula no
terceiro ano do Ensino Médio são as funções orgânicas, e as quais os alunos
muitas vezes encontram serias dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, fica
claro que o conteúdo em si, não confirma um processo de aprendizagem pelo
próprio aluno, que muitas vezes não correlaciona um determinado assunto com
situações do cotidiano.
Frente a essa realidade que conspira contra o ensino
de Química, podemos torná-la mais atraente, estimulante e participativa,
chamando os alunos para construção do seu próprio conhecimento e uma
participação de forma ativa no processo de aprendizagem, a partir da
metodologia investigativa.
Neste contexto, a
proposta deste trabalho foi abordar o tema medicamentos como ponto de partida
para explicar funções orgânicas, através do método investigativo, a fim de resgatar
o interesse pela ciência e aguçar a curiosidade do corpo discente na sala de
aula. O objetivo principal da aula é desenvolver uma prática pedagógica que
contribua para que o aluno perceba a vinculação do conhecimento científico com
a realidade que o cerca, facilitando o aprendizado de conceitos químicos na
área do reconhecimento dos grupos funcionais em agentes ativos de medicamentos,
favorecendo com o fortalecimento de habilidades que possam instrumentá-lo para
o exercício da cidadania.
Situação-problema:
É possível
identificar as grupos funcionais dos medicamentos de nosso dia-a-dia?
Opinião
dos estudantes
Após o término da
atividade foi aplicado um questionário de opinião aos estudantes.
Os alunos destacaram
que a atividade contribui para a aprendizagem e que falta atividades dessa
natureza nas aulas, relataram que a aula foi interessante embora muitas vezes
eles não conseguiam fazer algo certo, mas a atividade sem roteiro é
interessante e contribui para que o aluno busque novas alternativas, a
utilização de substâncias do nosso dia-a-dia para a realização de reações
químicas. Um grupo achou a atividade difícil e encontraram como um obstáculo, a
falta de tempo para fazer mais testes.
A opinião dos alunos
funciona como um feedback para que busque melhorar as próximas práticas e para
verificar o nível qualitativo de sua aula.
Alunos buscando alternativas para encontrar uma resposta da situação-problema
A temática de ensino
proposta é a identificação dos seguintes grupos funcionais, como o Alceno,
Álcool, Fenol e Ácido Carboxílico, que são encontrados nos princípios ativos de
medicamentos de grande utilização da população: Energil C®, Tylenol® e Aspirina®.
O ensaio realizado com os
estudantes visa aguçar a curiosidade da turma propondo o desafio de investigar
os grupos funcionais através de reações químicas, utilizando reagentes em
testes específicos.
Dessa forma, os alunos
do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo
puderam conhecer uma nova alternativa didática de ensino: a investigação. Por
ser uma atividade diferentes das já conhecidas pelos alunos, inicialmente,
existe uma grande resistência da maioria para começar a pensar nas alternativas
de chegar à alguma conclusão da situação-problema proposta.
O pouco tempo
disponível impossibilitou de concluir a prática, mas os alunos puderam aprender
um pouco mais sobre medicamentos e as funções orgânicas presentes em materiais
do cotidiano.
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