PIBID Química IFTM

PIBID Química IFTM

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Atividade Investigativa: É possível identificar as grupos funcionais dos medicamentos de nosso dia-a-dia?

Nas últimas semanas, nos dias 12 e 17 de junho, foi realizada uma prática de experimentação investigativa com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio.

Um dos assuntos trabalhados em sala de aula no terceiro ano do Ensino Médio são as funções orgânicas, e as quais os alunos muitas vezes encontram serias dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, fica claro que o conteúdo em si, não confirma um processo de aprendizagem pelo próprio aluno, que muitas vezes não correlaciona um determinado assunto com situações do cotidiano.
Frente a essa realidade que conspira contra o ensino de Química, podemos torná-la mais atraente, estimulante e participativa, chamando os alunos para construção do seu próprio conhecimento e uma participação de forma ativa no processo de aprendizagem, a partir da metodologia investigativa.
Neste contexto, a proposta deste trabalho foi abordar o tema medicamentos como ponto de partida para explicar funções orgânicas, através do método investigativo, a fim de resgatar o interesse pela ciência e aguçar a curiosidade do corpo discente na sala de aula. O objetivo principal da aula é desenvolver uma prática pedagógica que contribua para que o aluno perceba a vinculação do conhecimento científico com a realidade que o cerca, facilitando o aprendizado de conceitos químicos na área do reconhecimento dos grupos funcionais em agentes ativos de medicamentos, favorecendo com o fortalecimento de habilidades que possam instrumentá-lo para o exercício da cidadania.
Situação-problema:
É possível identificar as grupos funcionais dos medicamentos de nosso dia-a-dia?

Objetivo: Descobrir alguns dos grupos funcionais presentes nos agentes ativos dos medicamentos.

Opinião dos estudantes
Após o término da atividade foi aplicado um questionário de opinião aos estudantes.
Os alunos destacaram que a atividade contribui para a aprendizagem e que falta atividades dessa natureza nas aulas, relataram que a aula foi interessante embora muitas vezes eles não conseguiam fazer algo certo, mas a atividade sem roteiro é interessante e contribui para que o aluno busque novas alternativas, a utilização de substâncias do nosso dia-a-dia para a realização de reações químicas. Um grupo achou a atividade difícil e encontraram como um obstáculo, a falta de tempo para fazer mais testes.
A opinião dos alunos funciona como um feedback para que busque melhorar as próximas práticas e para verificar o nível qualitativo de sua aula.



Alunos buscando alternativas para encontrar uma resposta da situação-problema


 A temática de ensino proposta é a identificação dos seguintes grupos funcionais, como o Alceno, Álcool, Fenol e Ácido Carboxílico, que são encontrados nos princípios ativos de medicamentos de grande utilização da população: Energil C®, Tylenol® e Aspirina®. O ensaio realizado com os estudantes visa aguçar a curiosidade da turma propondo o desafio de investigar os grupos funcionais através de reações químicas, utilizando reagentes em testes específicos.
Dessa forma, os alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo puderam conhecer uma nova alternativa didática de ensino: a investigação. Por ser uma atividade diferentes das já conhecidas pelos alunos, inicialmente, existe uma grande resistência da maioria para começar a pensar nas alternativas de chegar à alguma conclusão da situação-problema proposta.
O pouco tempo disponível impossibilitou de concluir a prática, mas os alunos puderam aprender um pouco mais sobre medicamentos e as funções orgânicas presentes em materiais do cotidiano. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário