PIBID Química IFTM

PIBID Química IFTM

sábado, 23 de maio de 2015

Combustão - Prática 3º Ano

No 3º Ano do Ensino Médio, os alunos aprendem principalmente conteúdos relacionados à Química Orgânica. Para complementar esse estudo, associado à uma problemática ambiental, foi realizada nesta terça feira, dia 19 de maio, a prática da Combustão com gasolina e etanol, para associar uma reação química com atividades cotidianas da vida dos alunos.

Para isso, foi realizada a seguinte atividade:

Apresentou aos estudantes as fórmulas estruturais dos compostos, relembrando a função hidrocarboneto e álcool. Depois, foi discutido as reações envolvidas na sua combustão completa, incompleta parcial e incompleta total.




Objetivo da Aula: Proporcionar ao aluno condições de comparar a formação de fuligem durante a combustão da gasolina e do álcool e refletir sobre a contribuição de cada um como agente poluidor; discutir sobre as diversas fontes de energia e os problemas da queima incompleta dos combustíveis.

Materiais e reagentes:
·         2 lamparinas
·         1 pires de fundo branco
·         30 mL gasolina
·         30 mL álcool combustível
·         1 caixa de fósforos


Procedimento:
1.    Coloque álcool combustível em uma das lamparinas até aproximadamente 2 cm de altura.
2.    Enxugue bem com um papel absorvente qualquer quantidade de álcool que possa ter escorrido para fora da lamparina ou sobre a bancada.
3.    Acenda com cuidado a lamparina que contém álcool e coloque um pires branco sobre a chama lamparina – a uma distância de mais ou menos 5 cm. Após cerca de 5 segundos observe o fundo do pires.
4.  Apague a lamparina e anote suas observações na tabela de resultados.
5.  Repita o mesmo procedimento utilizando a outra lamparina, agora com gasolina.
6. No final do experimento: coloque o álcool e a gasolina de volta nos recipientes fornecidos e lave os pires que foram utilizados. Limpe e organize sua bancada.




TABELA DE RESULTADOS:

Observações
Fundo da base usada em contato com álcool

Fundo da base usada em contato com gasolina








Após a prática, foi discutido com os alunos a relação da prática realizada com a poluição ambiental e a origem do combustível utilizado. A formação cidadã em relação ao meio ambiente é uma importante iniciativa do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário