No 3º Ano do Ensino Médio, os alunos aprendem principalmente conteúdos relacionados à Química Orgânica. Para complementar esse estudo, associado à uma problemática ambiental, foi realizada nesta terça feira, dia 19 de maio, a prática da Combustão com gasolina e etanol, para associar uma reação química com atividades cotidianas da vida dos alunos.
Para isso, foi realizada a seguinte atividade:
Apresentou aos estudantes as fórmulas estruturais dos compostos, relembrando a função hidrocarboneto e álcool. Depois, foi discutido as reações envolvidas na sua combustão completa, incompleta parcial e incompleta total.
Objetivo da Aula: Proporcionar
ao aluno condições de comparar a formação de fuligem durante a combustão da
gasolina e do álcool e refletir sobre a contribuição de cada um como agente
poluidor; discutir sobre as diversas fontes de energia e os problemas da queima
incompleta dos combustíveis.
Materiais e
reagentes:
·
2 lamparinas
·
1 pires de
fundo branco
·
30 mL
gasolina
·
30 mL álcool
combustível
·
1 caixa de
fósforos
Procedimento:
1.
Coloque álcool combustível em uma das lamparinas até aproximadamente 2 cm de altura.
2.
Enxugue bem com um papel absorvente qualquer quantidade de álcool que
possa ter escorrido para fora da lamparina ou sobre a bancada.
3.
Acenda com cuidado a lamparina que contém álcool e coloque um pires
branco sobre a chama lamparina – a uma distância de mais ou menos 5 cm . Após cerca de 5 segundos
observe o fundo do pires.
4. Apague a lamparina e anote suas observações
na tabela de resultados.
5. Repita o mesmo procedimento utilizando a
outra lamparina, agora com gasolina.
6. No final do experimento: coloque o álcool e a gasolina de
volta nos recipientes fornecidos e lave os pires que foram utilizados. Limpe e
organize sua bancada.
TABELA DE RESULTADOS:
Observações
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Fundo da base usada em contato com álcool
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Fundo da base usada em contato com gasolina
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Após a prática, foi discutido com os alunos a relação da prática realizada com a poluição ambiental e a origem do combustível utilizado. A formação cidadã em relação ao meio ambiente é uma importante iniciativa do professor.
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