PIBID Química IFTM

PIBID Química IFTM

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Química Orgânica: Aliando Drogas e a Formação Cidadã

Nas duas últimas semanas de outubro veio sendo desenvolvidas atividades relacionadas à Conscientização ao uso de drogas com os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio.
Inicialmente, foi proposto uma discussão sobre as principais drogas existentes, relacionando a droga à estrutura química do agente ativo e as consequências no organismo de quem usa.
Durante a exibição do material em slides, os alunos seguiam por meio de um material impresso, com questões de opinião pessoal e de vestibulares relacionados à apresentação. Durante a apresentação, as funções orgânicas eram discutidas e analisadas nas estruturas das drogas.
A conscientização ocorria durante toda a apresentação e o material foi recolhido para a análise, depois devolvida aos alunos.
Depois da atividade, foi proposto a montagem de um mural sobre a conscientização da imagem negativa do uso das drogas.
Os alunos colaboraram com a bolsista, que montaram o mural com o materiais tragos pelos estudantes da sala.



Material impresso para os alunos com questões opinativas, envolvendo questões sociais como a liberação da maconha e algumas características das drogas. As questões realizadas também era de vestibulares associando ao conteúdo visto.








Apresentação de alguns materiais em slides e a discussão dos exercícios no quadro





Mural montado na escola

Os questionários de opinião dos estudantes foram analisados posteriormente a atividade e, pode-se perceber que os alunos conseguiram enxergar a grande relação entre o cotidiano deles com as funções orgânicas, aprenderam sobre os efeitos de drogas psicotrópicas/alucinógenas e a química. E que apesar, de algumas escolhas ruins para a sociedade serem feitas a partir de sínteses e/ou substâncias químicas, a química tem grande utilidade em nossa vida, para coisas boas, como medicamentes, comidas, indústrias entre outras. Um aluno escreveu que atividades como essa são boas para o aprendizado de algo diferente, e também para uma maior interação entre aluno e professor. Eles acharam a aula interativa, dinâmica, produtiva, divertida e descontraída, e com uma abordagem de um assunto importante socialmente, relacionando com a matéria de química. A atividade trouxe conhecimento para a vida escolar (em relação ao conteúdo) e à sociedade. Aprendizagens novas e diversificadas são importantes para a construção do aluno. Aprendizagem da matéria de uma maneira diferente e esclarecimento de dúvidas.

Entre os pontos negativos destacados, eles puderam ver as consequências negativas da droga e sobre a impossibilidade de demonstração das drogas reais para os alunos as verem e conhecerem.

Como sugestões, houve pedidos para fazermos estudos ou discussões com o café, exibição de vídeos e depoimentos, acesso aos compostos químicos em um laboratório em outra escola, tratar assuntos relacionados ao meio ambiente, como aquecimento global e efeito estufa, relacionar a química aos medicamentos, culinária, engenharias. Outra sugestão foi em relação à conscientização da população sobre o problema das drogas.


A atividade foi muito importante para o crescimento da bolsista e para a formação dos estudantes como cidadãos.
Pretendemos atender aos desejos e as sugestões dos estudantes ainda nesse ano!


Nenhum comentário:

Postar um comentário