A princípio, a atividade foi dificultada, devido à dificuldade do acesso a essas informações.
A proposta foi de associar os Contos da Cultura Africana - dos orixás - relacionando com os conteúdos de química vistos pelos estudantes.
A aula de Química ocorreu em forma de debate entre alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, com a apresentação das imagens em data show. A discussão iniciou-se com questões simples sobre mitos, contos, mitologia e deuses, (relacionando ao paradigmas europeus), África, orixás, candomblé, umbanda e outros termos populares relacionados à cultura africana. Após as questões serem dialogadas e esclarecidas, foram apresentados os Contos dos Orixás: Oxum e Oraniã.
Algo que inicialmente estaria relacionado com história ou filosofia, foram sendo direcionados à conteúdos de química. Os contos foram descritos e dialogados com os estudantes durante a exibição de imagens e textos (slides), abordando conceitos de Química como separação de misturas: filtração, associando à poluição dos lençóis freáticos, separação magnética, importância dos metais e das ligas metálicas, suas aplicações e propriedades.
A participação dos estudantes variou de sala para sala, mas foi possível verificação que eles aprenderam um pouco mais sobre a cultura africana e como é possível ensinar química com associação à ideologias e métodos diferentes, e foi estabelecendo-se um diálogo e, aos poucos, as opiniões surgiram. Percebeu-se, por exemplo, que os alunos não conheciam os contos apresentados e que nunca pensaram em associar a cultura africana com os conteúdos de Química que aprendiam na escola. A maioria dos estudantes achou a alternativa mais atrativa para o ensino e facilitadora da aprendizagem, pois com a alusão à imagem do conto e suas relações com a Química, seria mais fácil relembrar os conteúdos durante as avaliações.
A seguir, A Figura representa o conto do Mito de Oraniã (slides) e a realização da Atividade prática da simulação dos lençóis freáticos com material alternativo.
A seguir, A Figura representa o conto do Mito de Oraniã (slides) e a realização da Atividade prática da simulação dos lençóis freáticos com material alternativo.
As imagens a seguir são os slides apresentados aos alunos do 2ª Ano sobre o conto de Oxum. A partir dos slides é possível ver a associação entre a cultura africana e a química.
Nenhum comentário:
Postar um comentário